Acessibilidade no Mundo da Moda

A Ktalise em parceria com a SMPED da Prefeitura de São Paulo e Mais Diferenças foi responsável pela tecnologia que transmitiu ao vivo os recursos de acessibilidade para smartphones e tabletes, em ação pioneira no mundo da moda durante o SP Fashion Week 2019.

Nos desfiles do Projeto Estufa, realizados nos dias 15 a 17 de outubro, comentaristas de moda enriqueceram a experiência do público em geral e das pessoas com deficiência visual que puderam receber detalhes das coleções que desfilaram na passarela. Foram passadas informações sobre tecidos, cor, caimento e detalhes das roupas, dos modelos que desfilavam, seus cabelos e acessórios.

 

Dario Caldas realizando os comentários do desfile do projeto estufa.

 

A novidade movimentou o Pavilhão das Culturas Brasileira, no Parque Ibirapuera. Organizadores, comentaristas e pessoas com deficiência, que participaram do evento, concordam que a acessibilidade é essencial e ter desfiles com estes recursos vai inserir mais pessoas e promover a inclusão no mundo da moda. Para os estilistas essa nova forma de incluir e passar a atmosfera da sua criação, comunicando a todos seus trabalhos foi impactante.

Para Paulo Borges, grande idealizador do SPFW, a experiência foi “transformadora”: “O que a gente está vivendo, nesta edição, é algo inédito, não só para o Brasil, mas para o mundo. Poder fazer isso, mostra como a moda não tem fronteira e como a linguagem da moda é aberta, para que todo mundo possa experimentar, ver sentir, contribuir e se transformar”.

 

Convidadas no evento

 

Vários segmentos da sociedade estão aderindo à inclusão, e o setor de moda já começou. Não é mais possível pensar num evento público que não considere a diversidade, a comunicação tem que atingir todas as pessoas. Nos desfiles todos podem se beneficiar com informações adicionais feitas por especialistas, porque a dinâmica do evento pode deixar escapar informações importantes, mesmo para quem não tem deficiência. A Ktalise possui tecnologia que auxilia esta integração e leva conteúdo acessível a todos que dele necessitem.

 

 

Leia a matéria completa aqui

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *